top of page

Prof. Doutor António Quintas-Mendes

 

Professor Auxiliar na Universidade Aberta. Licenciado em Psicologia pelo ISPA, Mestre em Linguística pela Faculdade de Letras de Lisboa e Doutorado em Educação pela Universidade Aberta.

Especialista em Educação a Distância e E-Learning com um interesse particular pela temática das Tecnologias Cognitivas e Processos de Comunicação Online na Sociedade em Rede.

É desde 2001 coordenador do Curso de Formação de Formadores Online da UAb. Membro, em 2006, da equipa que elaborou o Modelo Pedagógico Virtual da UAb. Actualmente Coordenador do Laboratório de Educação a Distância e E-Learning (Le@d).

Prof. Doutor José Lagarto

Professor associado e membro do conselho científico da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica de Portugal (UCP).

Coordenador do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em TIC e Educação, desenvolvido em sistema de e-Learning na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.

Professor responsável das unidades curriculares de Comunicação Multimédia, Seminário de Projeto em TIC e Educação e professor-tutor nas disciplinas de Metodologias de Investigação em Educação e Educação a Distância e e-Learning.

Autor de três livros e vários artigos relacionados com questões de formação profissional em programas de educação a distância.

​Desenvolve atividades de pesquisa na área da conceção de projeto de e-Learning e influência de políticas de TIC nos processos de ensino e aprendizagem.

​Supervisor do trabalho de investigação conducente à realização de teses de mestrado e doutoramento.

Membro da equipe de coordenação do curso de licenciatura em Língua Gestual Portuguesa na UCP.


Prof.ª Doutora Idalina Jorge

 

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa;

Mestre em Educação - Ensino a Distância, Universidade Católica Portuguesa;

Doutorada em Educação - Ensino a Distância, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Investigadora no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Área de Investigação e Ensino: Currículo, Didática e Formação de Professores.

Grupo de Investigação: Educação, Tecnologia e Sociedade.

Prof. Óscar Leal dos Santos

 

Professor de quadro do grupo 550 (Informática), função que desempenha desde 2004

Licenciado em Informática, ramo Informática de Gestão (2003), Pós Graduado em Gestão e Estratégia (2004). Profissionalizou-se em 2008 pela Escola Superior de Educação de Setúbal.

Mestre em Educação – ramo TIC na Educação (2012).

Doutorando em Educação, ramo TIC na Educação.

Desempenhou funções de Coordenador TIC (2006-2009), Equipa PTE (desde 2009).

Ligado à formação de professores em Portugal desde 2006, fora de Portugal desde 2012.

​


 

Prof. Rui do Bem

 

Professor do quadro de nomeação definitiva da Escola Secundária de Sampaio desde 1 de Outubro de 1986, possui trinta e oito anos de serviço

Bacharelato em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa; Licenciatura em Direcção Pedagógica e Administração Escolar pelo Instituto Piaget;

Mestrado em Ciências da Educação na área de Administração Educacional pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa;

Presidente do conselho executivo da Escola Secundária de Sampaio nos mandatos de 1999/2002, 2002/2005, 2005/2008 e na prorrogação do mandato em 2008/2009 até à eleição do diretor;

Diretor da Escola Secundária de Sampaio de 2009/2010 até 2011/2012;

Presidente da comissão administrativa provisória do Mega Agrupamento de Escolas de Sampaio em 2012/2013

Participação em vários projetos, tais como Projeto Minerva, projeto de inovação pedagógica “EDINF no 3ºCiclo”, projeto de inovação pedagógica intitulado “Programa MEG” desenvolvido pelo FORPESCAS


Prof.ª Doutora Maria João Horta

Professora de Ciências do Quadro de Nomeação Definitiva da Escola EB 2,3 dos Olivais, em Lisboa.

Está atualmente destacada no Centro de Competência Educom (com sede na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa) da Direção Geral de Educação do Ministério de Educação e Ciência, onde exerce funções técnico-pedagógicas de acompanhamento de projetos em TIC de escolas do ensino básico e secundário.

É ainda vice-presidente da Educom/APTE - Associação Portuguesa de Telemática Educativa, uma associação de desenvolvimento da educação sustentada em computadores e Internet e formadora de professores, com acreditação para as ciências, para as TIC e para as pedagogias e didáticas, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Exerceu funções de coordenação nas Equipas uARTE/Programa Internet na Escola do MCT, de 1999 a 2002 e CRIE, Computadores, Redes e Internet na Escola, do ME de 2004 a 2007.

Desenvolve trabalho de investigação na área da educação e das TIC. Estudou Geologia na Universidade de Coimbra (1988), fez Mestrado em Didática das Ciências na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2002) e concluiu o Doutoramento em TIC e Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2012).

Foi coautora das Metas TIC para a disciplina de TIC do 7.º e 8.º anos de escolaridade que entraram em vigor no ano letivo de 2012/2013.

 

Prof. Doutor Luís Tinoca

 

Licenciou-se em Ensino de Física e Química pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 1999, e trabalhou como professor do ensino básico e secundário em Portugal antes de se mudar para a Universidade do Texas em Austin, nos EUA, onde se doutorou em Science Education, em 2004.

Entre 2006 e 2010, foi Professor Auxiliar na Universidade Aberta onde coordenou o programa de profissionalização em serviço, tendo sido também presidente do conselho pedagógico entre 2009 e 2010.

Desde 2010 é Professor Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no grupo de investigação “currículo e formação de professores”, onde atualmente coordena o doutoramento em “formação de professores”, e os mestrados em “supervisão e orientação da prática profissional” e em “formação de professores”.

As suas principais áreas de interesse são a formação de professores, o desenvolvimento profissional, a avaliação da formação, e a formação e avaliação em contextos de elearning.

Tem colaborado em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais, financiados por diversas organizações, incluindo a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Comissão Europeia, a Fundação Bill e Melinda Gates, a Association for the Advancement of Computing in Education, e a Society for Information Technology and Teacher Education.

Dr. Paulo Mateus

 

Formado em gestão no ISEG em 1995, começa a sua carreira na Ernst & Young trabalhando vários anos no setor financeiro, incluindo, entre outros no Banco de Portugal, no grupo Fincor, como membro do conselho fiscal da Bolsa de Valores e consultor de várias entidades financeiras, em Portugal e no exterior.

Com a família estabelecida em Portugal, a carreira internacional aumentava a distância do crescimento dos seus 2 filhos, o que o levou a idealizar uma plataforma social online que lhe permitisse estar mais próximo dos agentes que intervinham na sua educação. 
Desde 2009 é Fundador e administrador da Lusoeduc SA, empresa que criou e produziu a  www.weduc.com, uma rede social para a educação pioneira a nível mundial pelas suas características interactivas e funcionais, que liga pais, professores, alunos e escolas em rede num ambiente seguro onde a partilha de conteúdos promove uma inteligência colectiva para uma educação mais participada e integrada.
bottom of page